segunda-feira, 12 de outubro de 2009

EM homenagem ao dia do FISIOTERAPEUTA - 13 DE OUTUBRO



O vídeo acima me foi enviado por minha prima Lyah que há pouco tempo conhecí e que já virou minha prima tão querida, e em resposta a ele lhe enviei o seguinte comentário:

-->
Lyah, não sei se o vídeo que você me mandou foi intencionalmente ou não, o que me pareceu, na hora em que o vi, foi que ele estava relacionado ao fisioterapeuta e seu trabalho, sabe por quê? Porque somos justamente nós (quando digo nós é porque tenho certeza que, se depender apenas da minha vontade, daqui a 4 anos eu serei um deles) quem devolvemos ás pessoas a dignidade, somos nós quem as reabilitamos para uma vida normal, se é que podemos dizer que o que vivemos é normal, mesmo com alguns pequenos obstáculos, que só engrandecem cada um.
É o fisioterapeuta quem não deixa que a vítima de um acidente se afunde numa cama e devolve-lhe a capacidade de andar, mesmo que auxiliado por cadeiras ou muletas. É o fisioterapeuta quem diz
CONTINUE, quando ele quer parar; quem diz NÃO DESISTA, quando o que ele mais quer é justamente desistir; quem diz SONHE, quando a vida já não dá mais combustível para isso; é também ele quem diz VÁ COM CALMA, quando a vontade é de voar; quem diz DEVAGAR, quando a vontade é sair correndo; é ele quem utiliza dos movimentos para restituir movimentos; utiliza a força da água, do calor, do frio, dos impulsos elétricos, das pequenas agulhadas para chegar a um benefício real e á cura do paciente.
É das mãos dos fisioterapeutas que vem a cura para muitos males, é da energia de suas mãos que o mundo de seus pacientes se transformam; é também delas que o sorriso volta ás faces de pessoas que, por um acaso não tão feliz, desaprenderam o que era sorrir; e é sem o uso de drogas, sem as suas contra-indicações e efeitos colaterais, que pouco a pouco tudo vai se restabelecendo, voltando ao normal.
Não mudaremos o mundo sozinhos, mas podemos junto com outros profissionais, melhora-lo; é desse trabalho de equipe que saem os bons resultados; nós tratamos o físico e conseguimos chegar até o psíquico, outros tratam o psíquico e chegam ao físico, e assim, cada um em sua especialidade, tratamos o todo.
Com certeza para aquelas crianças um profissional como um fisioterapeuta deve ter feito a diferença; se, por outro lado, elas não tiveram acesso a este profissional, o trabalho que fizeram com eles foi essencial; a eles foram devolvidos o movimento e a dignidade, princípio básico de nossa profissão.
É com nossas mãos que passamos o amor ao nosso trabalho, é com nossas mãos que mudamos o mundo e a vida de muita gente.
Mãos de fisioterapeutas: as mãos que curam!
Alessandro Santos.
Graduando em Fisioterapia. II Semestre
Caculé Bahia, em 04 de outubro de 2009.
Se eu estiver errado, me perdoe, foi só um modo de interpretar um vídeo, que aliás pode ser interpretado de inúmeras maneiras diferentes. O que eu realmente entendi, e que concordo que anda faltando isto no mundo, é esta solidariedade com o sofrimento alheio, este entender que o próximo não é apenas próximo, mas sim um irmão.

Valeu prima pelo e-mail, muito legal...

21 comentários:

  1. Precisamos mesmo de mãos que curam, que rezam, que amam!! Bolo vídeo!!!

    bjos Ale

    ResponderExcluir
  2. Will, quer me matar do coração é? Amei você ter postado o texto, pois foi colocado em poucas linhas o que realmente um isioterapeuta faz na vida daqueles que o procuram. São anjos de guarda, são deuses, são profetas, pois acreditando nas palavras do profissional, é que muitos têm ânimo para continuar a luta para ter de volta o que lhe foi tirado em alguma circunstância.Deus te abençoe primo. Amo muito você.Beijos. Lyah.

    ResponderExcluir
  3. corrigindo, fisioterapeuta**

    ResponderExcluir
  4. Alessandro:
    Passei para convidá-lo para o bate-papo no chat no Duelos Literários a ocorrer no dia 29/10, a partir das 20 horas.
    É uma ótima oportunidade para os duelistas se conhecerem melhor, trocarem ideias literárias e afins ou apenas se divertirem!
    NÃO PERCA!!!!
    ABRAÇÃO!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oie Ale... tá sumido!!!
    Em breve tem selo la no mundo da lua para seu blog ok@@@!!! bjos

    ResponderExcluir
  6. OIe Lê vim avisar que ja postei o selo e indiquei teu blog miguxo!!! bjos

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Alessandro! Te desejo tudo de bom na sua carreira. Começei a pouco tempo a fazer faculdade de Fisioterapia e estou adorando. É uma profissão realmente maravilhosa, pelo simples fato de poder fazer algo por alguém.

    ResponderExcluir
  8. Oi Alessandro,
    Meu nome é Gabriela e sou Fisioterapeuta em São Paulo. Gostaria do seu contato, pois amei o q vc escreveu sobre o Fisio e queria publicá-lo em meu site! É justamente o que eu sinto pela profissão! Meu e-mail: mgabicordeiro@hotmail.com.
    Gostaria mto da sua permissão para isso, pois os créditos são todos seus e mto merecidos!!! Vc, com certeza será um grande fisioterapeuta!!!
    Aguardo seu contato!
    Gabi.

    ResponderExcluir
  9. como posso ter acesso a esse vídeo??? Tem como me passar por e-mail??? Caso sim... nandaalves_15@hotmail.com

    Desde já agradeço!
    ^^

    ResponderExcluir
  10. Olá Fernanda obrigado pelo comentário, o vídeo você pode encontrar no youtube com o link abaixo: http://www.youtube.com/watch?v=VQdPspkaVGg

    mais uma vez obrigado

    ResponderExcluir
  11. São palavras que resumem o que fazemos com tanto amor! Tbm estou no 2º semestre de Fisioterapia!

    ResponderExcluir
  12. é isso aai, FISIOTERAPIA não é apenas profissão, é o amor expressado pelas mãaos.. eu amo essa profissão dimais sz sz sz

    ResponderExcluir
  13. Alessandro, boa tarde!

    Preciso da sua autorização para postar esse texto, citando a fonte, no e-mail marketing do dia do fisioterapeuta para um grupo de 300 fisioterapeutas.
    Aguardo retorno.

    Obrigada

    Juliana (jms@tcomm.com.br)
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Juliana tens autorização para usar este texto, já te enviei também um e-mail com a autorização, obrigado pelo prestígio, abraços

    ResponderExcluir
  15. Nossa ameiii seu texto, muito lindo. Estou divulgando seu site no facebook, palavras li ndas, dignas de um futuro Fisoterapeuta. Parabéns pelo dia. Obrigada por tornar o dia mais especial com essas palavras.

    ResponderExcluir
  16. Terias como autorizar colocar seu texto para meus colegas e professores no facebook? Obrigada Nicole

    ResponderExcluir
  17. Olá Anônimo, obrigado pela divulgação e Nicole pode divulgar sim, só lhe peço que cite a fonte, colocando o link para esta postagem, se possível.

    Conheçam também meu blog sobre fisioterapia, lá vocês encontram mais um texto falando de nossa profissão: http://conectefisio.blogspot.com/

    Aguardo a visita e o comentário de vocês também por lá, abraços

    ResponderExcluir
  18. Alessandro, tomei a liberdade e publiquei o txt no meu face, com os devidos créditos, é claro. Linda msg.

    Feliz Dia dos Fisioterapeutas pra vc tb!!!

    Grazy

    ResponderExcluir
  19. Graziela muito obrigado pela divulgação deste tão singelo texto.

    Já conhece o Conexão Fisio? http://conectefisio.blogspot.com/

    Lá tem outro texto interessante sobre fisioterapia, corra lá, espero que goste

    ResponderExcluir
  20. Nossa amei...foi mais um estimulo p me fazer fisioterapia...

    ResponderExcluir
  21. Isso se chama amizade, solidariedade, irmandade. Se amassemos uns aos outros como mandou o mestre Jesus, não nos espantaríamos tanto com o conteúdo desse video

    ResponderExcluir

Entrem, comentem