domingo, 2 de junho de 2013

Resenha: Meu nome é Manoel Caculé

Um encontro com o passado fortalece o presente e prediz o futuro. Manoel Caculé, escravo fugido, nos é apresentado no romance de Carlos White Souza, “Meu nome é Manoel Caculé”. Nesta produção, primeiro romance do premiado poeta caculeense, a história de como surgiu o vilarejo de onde vem a gênese da atual cidade próspera e acolhedora, antenada com os problemas sociais, deixa de ser uma fantástica lenda e ganha status de verdade insondável.
Revivemos nesta obra a vida do herói que cedeu seu nome, abençoado pelo Sagrado Coração de Jesus, para batizar a nossa cidade, tornando-se assim um padrinho deste povo que vive uma vida de gado, mas vive feliz, como diria Zé Ramalho.
É instigante a leitura e vestida por uma áurea de leveza e mistério que segue cada parágrafo. É gratificante ver serem eternizadas e contextualizadas as histórias que ouvimos por ai, na voz sábia e cansada de nossos avós; o saci, a sereia, o lobisomem, o cesto de pari...
Não bastando ver e reviver tais histórias, é sensacional embarcar em uma narrativa envolvente da vida de um nobre personagem de nossa cidade. Vivemos a todo o momento as angústias, desafios, glórias e desamores do negro Cacauê e da mesma forma nos angustiamos e até sofremos, ansiosos por ver qual o seu desfecho.
Ler “Meu nome é Manoel Caculé” dá uma sensação de nostalgia e brinda o leitor com um retrato primitivo de um dos marcos da nossa cidade, a “lagoa azul”, além de esboçar as bases históricas de nossa terra.
Conclui a leitura ao som de Karnak, “Juvenar, Juvenar, vem tirar o leite, são seis horas da manhã”, enquanto via pela janela do ônibus a exuberância da Chapada Diamantina, de incontestável beleza; tais fatores deram à leitura um clima ímpar e a tornou imensamente agradável.
Parabéns ao autor por esta narração...

Alessandro William S. Santos
in: 30/05/2013






A famosa "Lagoa Azul", palco central da trama, hoje nomeada de Lagoa Manoel Caculé

Um comentário:

  1. Gostaria de saber mulher filhos e netos de Manoel Caculé , onde posso ser parte .pradoderubens@hotmail.com

    ResponderExcluir

Entrem, comentem