segunda-feira, 10 de agosto de 2009

"É proibido fumar aqui"

--> -->
É proibido fumar, diz o aviso que li, no restaurante, cinema, ou em qualquer lugar que for público, fechado; ai que loucura isto!!! Ai que alívio!!! Graças á Deus!!!
O cerco está se fechando e muitos fumantes terão de aprender a conviver com esta luta que foi travada contra o tabagismo. Dá até pena deles, pois quem fuma não agüenta ficar sem um cigarrinho de vez em quando, mas eles têm que se adequar á lei e PARAR de fumar, pelo menos na nossa frente, afinal não somos obrigados a fumar também não é mesmo?
Charutos, cigarros, cachimbos, sejam cubanos, brasileiros, chineses, paraguaios, originais ou piratas, está tudo proibido, e não serve dizer que é de grife, que é caro, que é chique, não adianta dizer que é essencial, que é remédio, que sem ele você não vive, não adianta vir com desculpas baratas, desculpas que só mesmo quem é viciado pode dar; não adianta resmungar, bater o pé, não adianta espernear nem tampouco berrar, gritar, verter lágrimas ou simplesmente chorar sem derramá-las, acabou, simplesmente acabou, ou, no mínimo, ficou mais difícil fumar.
Se você não tem paciência, pare logo, afinal você não vai conseguir burlar a lei sem conseqüências; afinal você não terá tempo de procurar um lugar ao ar livre ou de ir á um fumódromo, que, aliás, ficará mais lotado que hospital público e mais concorrido que prêmio de mega sena acumulada.
Pare logo, a saúde é sua e você tem o dever de cuidar dela; pare e você terá resultados surpreendentes: menos tosses, menos amarelo em seus dentes (a não ser que eles sejam de ouro), menos manchas no pulmão e menos possibilidades de que um câncer se desenvolva neles.
Seu corpo agradecerá imensamente, ele é seu templo, ele é o seu lugar, porque fazer uso de práticas tão deteriorantes para o seu universo? PARE de fumar e viva melhor, fácil assim. Se não é fácil parar de fumar, vá reduzindo aos poucos a intensidade com a qual faz isso, reduza a quantidade de nicotina absorvida diariamente, diminua a quantidade de cigarros queimados por dia, reduza o cigarro e aumente a qualidade de vida.
Que é difícil parar de fumar, disso eu tenho certeza, mas também não é fácil viver em meio a tanta violência e criminalidade e a gente consegue (precisamos diminuí-los mas isto fica para textos futuros), com força de vontade e garra consegue-se de tudo nesta vida; você vai deixar que um mísero pedaço de papel envolto em folhas secas de tabaco tire de você a graça que é a vida e a transforme em dor e angústia?
Fumar já foi elegante e da moda, assim com usar chapéus também o foi, mas o que é a moda senão algo efêmero e baixo que te impõe a sua ideologia do que é interessante, do que é certo, e, em pouco tempo, simplesmente muda de opinião e impõe novamente? Tão volátil, tão insegura. Moda? Antes dela a saúde, aliás, o glamour de um cigarro já está tão batido que até o saci-pererê já pensa em largar o cachimbo.
Venha ser feliz; o cigarro te dá o falso prazer, a falsa felicidade e depois te dá a morte como preço por estas “regalias”; é isso o que você quer? Morrer por nada?

4 comentários:

  1. É isso ai, eu fiquei feliz também por essa medida que o governo de são paulo adotou, queria muito que os governantes aqui do sul adotassem essa mesma medida, mas acho dificil acontecer isso para essas bandas de cá..!

    Abração brother, eu também sou totalmente contra o tabagismo !

    ResponderExcluir
  2. é querido sorte de uns, dificudade para outros.

    mas com certeza teremos um mundo melhor com menos fumaça, só tenho dó porque sou ex fumante e sei como é f...deixar o vicio

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Pô Alessandro,

    Sou fumante, acho que também tenho meus direitos. O seu texto é muito bem escrito, alias como sempre, mas você deve prestar a atenção em leis que simplesmente são autiritárias e injustas, quando não demágogicas, QUEM QUER SER PRESIDENTE? E isso causa impacto. Daqui a pouco atacam a bebida alcolica, e outras coisinhas mais. Estamos caminhando a passos largos para um "Admiravel Mundo Novo? Tô fora!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Alessandro, quando disse estou fora quis dizer do mundo autoritário, não do seu blog, acho que você me entendeu mal, minha intenção era de iniciar uma discussão, mas filosófica, amigável. Como disse seu texto é muito bem escrito. Só tentei apontar uns tópicos que me parecem interessantes para discussão. Não vou deixar de vir aqui e quero que freqüente o meu sempre, pois é sempre bom ter alguém inteligente comentando e sendo amigo. Alias amigos podem divergir de opiniões.

    Abraços.


    PS: E tem mais preciso parar de fumar.

    ResponderExcluir

Entrem, comentem